Um ano após as enchentes que atingiram duramente o Rio Grande do Sul em maio de 2024, muitos pequenos empreendedores ainda enfrentam dificuldades para retomar totalmente suas atividades. Segundo uma pesquisa divulgada ontem (04/05) pelo Sebrae-RS, apenas 46% dos pequenos negócios afetados operam normalmente atualmente. O restante ainda passa por um processo de reestruturação ou não conseguiu reabrir.
O levantamento apontou que 45% das empresas atingidas ainda estão em fase de reorganização, enquanto 7% não conseguiram retomar suas atividades e 2% encerraram definitivamente suas operações. O setor mais impactado é o de Microempreendedores Individuais (MEIs), com 13% ainda sem conseguir voltar ao trabalho ou que já desistiram do negócio.
Esses dados mostram que, apesar da força e resiliência dos empreendedores gaúchos, ainda há muito a ser feito para garantir a retomada plena da economia local. O Sebrae-RS segue oferecendo apoio e orientação para os negócios em reconstrução, reforçando a importância da assistência contínua a esse público que representa uma parcela significativa da economia do estado.
#empreendedorismoRS #SebraeRS #pequenosnegócios #enchentesRS #recuperaçãoeconômica
empreendedorismoRS, SebraeRS, pequenosnegócios, enchentesRS, recuperaçãoeconômica
Fonte: Jornal do Comércio